Maio de 2024 | Ver mais
# # # 1 2 3 4
26 27 28 29 30 31 #

Homenagem a juiz federal marca inauguração da nova Sala da OAB/MT

22/03/2012 16:20 | Justiça Federal

img        Foi inaugurada nesta quarta-feira (21 de março) a nova Sala do Advogado na sede da Justiça Federal em Cuiabá com uma homenagem ao juiz federal José Pires da Cunha, que deixa a função de diretor do Foro devido à aposentadoria. O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, convidou aos advogados presentes a acompanharem o descerramento de placa. Na ocasião os juízes federais e servidores da Justiça Federal realizaram suas homenagens ao magistrado.
       Ele relatou a atenção que o magistrado dispensou à Ordem ao acatar de imediato o pedido para a designação de uma sala no órgão público federal.

“Não precisamos convencê-lo desse direito da classe, já que o dr José Pires sempre reconheceu a importância da atuação dos advogados. Ele mesmo ressaltou em um de seus pronunciamentos que ‘justiça não se faz sem o advogado presente, só se faz mediante o princípio do contraditório’. Por isso, diante da sua aposentadoria, queremos demonstrar o reconhecimento ao seu trabalho”, ressaltou Cláudio Stábile.

O presidente da OAB/MT lembrou ainda que o juiz federal já advogou por anos, “seja na advocacia pública como a privada, ele muito honrou os quadros da OAB e honrou, depois, as tradições da Justiça Federal que possui magistrados honestos, trabalhadores e estudiosos que sempre tiveram bom relacionamento com os agentes do mundo jurídico”.

Participaram da solenidade o vice-presidente Maurício Aude, o secretário-geral Daniel Teixeira, o diretor tesoureiro Cleverson de Figueiredo Pintel, os presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior de Advocacia, Leonardo Pio da Silva Campos e Ulisses Rabaneda dos Santos, respectivamente, o vice-presidente da CAA/MT, Eduarti Fraga, os presidentes das subseções de Nova Mutum e Colíder, Arnaldo Delpizzo e Wilson Maciel, o conselheiro federal, Francisco Anis Faiad, o conselheiro estadual Osvaldo Antônio de Lima, a secretária-geral do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Giselle Carvalho, o presidente da Comissão de Direito Civil e Processo Civil da OAB/MT, Ricardo Turbino Neves, o vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais, Felipe Amorim Reis, além de outros membros de comissões e advogados.

O juiz federal José Pires da Cunha contou um pouco de sua trajetória de vida até se aposentar como procurador e prestar concurso para a magistratura federal aos 55 anos. Em Mato Grosso destacou algumas atuações em conjunto com o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile, e ressaltou a importância dessa boa convivência com os operadores do Direito. “Os procuradores e advogados que conviveram comigo não têm do que reclamar, pois, com raras exceções, nunca tivemos problemas. Todos trabalhamos juntos pela realização do ideal de Justiça. É anseio de todas as carreiras do Direito”, finalizou.

Também se pronunciaram o vice-diretor do Foro Pedro Francisco da silva, o diretor administrativo, Carlos Eduardo Brazil Barbosa, a diretora da 5ª Vara Federal, Zenaide Costa, o advogado e irmão do homenageado, Carlos Olímpio Pires da Cunha, além de juízes federais e servidores.

Outras salas - Em 2011 a OAB/MT reformulou e modernizou as salas instaladas na Justiça do Trabalho, no Tribunal de Justiça, no Fórum de Cuiabá, no Complexo Maruanã dos Juizados Especiais Cíveis, além das Subseções de Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Sinop, entre outras.

Todos receberam novos computadores, impressoras multifuncionais, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados, que lançou o projeto Inclusão Digital para preparar os profissionais para o Processo Judicial Eletrônico. Em março deste ano, foi ampliado o Escritório Modelo, na sede da Escola Superior de Advocacia, para utilização principalmente dos jovens advogados. Veja abaixo notícias correlatas.