A OAB/MT é uma das instituições que passaram a compor o Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas Públicas na Faixa da Fronteira. Os presidentes das Comissões de Segurança Pública e de Direito Penal e Processo Penal da Ordem, Almerindo Costa da Silva e Waldir Caldas Rodrigues, respectivamente, participaram da reunião de instalação no último dia 11 de novembro.
O encontro foi realizado no Palácio Paiaguás e organizado pela Casa Civil do Estado. Na programação foi instalado oficialmente o comitê com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro.
Para Almerindo Costa a participação da OAB/MT é de extrema importância para a sociedade já que é uma instituição que tem credibilidade pela sua história de luta pela democracia e melhores condições dos serviços prestados aos cidadãos pelos poderes públicos. E para o advogado é necessária que se tire a região fronteiriça do Brasil, em especial, de Mato Grosso, da criminalidade, “para que as famílias que ali estão tenham uma vida mais decente e segura”.
Também foram realizadas palestras sobre as oportunidades junto à Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco), com o diretor de Implementação de Programas e Gestão de Fundos, Cleber Ávila Ferreira; sobre a instalação das Câmaras Temáticas e Formação de Redes de Contato, com o consultor do Sebrae/PR, Augusto César Stein; entre outras.
Almerindo Costa ressaltou a defesa feita pelo senador por Mato Grosso, Pedro Taques, de que a União deve dotar a região da fronteira com a Bolívia com a Força Nacional para melhorar a fiscalização, por meio do Ministério da Defesa. E destacou também a participação da consulesa da Bolívia no Estado, Patrícia Valdez, que afirmou ser importante o trabalho do comitê para buscar a resolução de problemas tão sérios como o aumento da criminalidade na fronteira.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt